Menstruação Atrasada. Porque há atraso menstrual? 14 motivos além da gravidez.

gravidez menstruação atrasada



O organismo biológico de algumas mulheres funciona como um verdadeiro relógio quando o assunto é o ciclo menstrual, é nesses casos que a menstruação atrasada pode virar um motivo de grande preocupação, ou felicidade para aquelas que estão tentando engravidar.

O fato é que a menstruação atrasada não indica necessariamente uma gravidez, existem inúmeros motivos que alteram o ciclo menstrual feminino que podem ser emocionais, hormonais ou decorrentes de algum problema de saúde.

Portanto, antes de ficar preocupada e imaginar um turbilhão de pensamentos de o porquê a menstruação está atrasada, confira algumas causas possíveis.

Mas, atenção, se esse atraso ultrapassar a 10 dias, é importante buscar ajuda médica para o diagnóstico, além disso, se esse for um problema recorrente é essencial investigar os motivos.

14 causas da menstruação atrasada que não tem a haver com a gravidez

Embora a primeira preocupação diante de uma menstruação atrasada seja a gravidez, todas as mulheres precisam conhecer os outros motivos que podem levar a essa condição. Veja à seguir os principais:

1 – Problemas emocionais – Estresse e Ansiedade pode atrasar a menstruação

Problemas emocionais - menstruação atrasada

É realmente incrível, mas os fatores emocionais podem influenciar no ciclo menstrual feminino, pois o estresse e ansiedade agem diretamente na produção de hormônios, uma vez que essa área é regulada por uma parte do cérebro chamada hipotálamo.



Muitas mulheres não sabem, mas o estresse excessivo pode fazer com a mulher não ovule em alguns ciclos, inclusive pode não só atrasar a menstruação, como suspender naquele mês.

Isso pode justificar o porquê muitas mulheres que estão tentando engravidar não conseguem, o estresse pode ser um grande vilão e ele está presente no excesso de trabalho ou em problemas diários na vida pessoal, financeira e profissional.

Estresse e ansiedade podem bagunçar o ciclo menstrual feminino e ser a causa da menstruação atrasada. A solução é controlar essas questões emocionais, se não conseguir sozinha, busque orientação médica.

2 – Uso de Medicamentos relacionados a menstruação atrasada

Menstruação atrasada - medicamentos

O uso de alguns fármacos pode alterar o ciclo menstrual como:

  • Remédios para controlar a pressão arterial;
  • Anti-psicóticos;
  • Anti-depressivos;
  • Corticóides;
  • Quimioterapia;

3 – Infecções 

Infecções - menstruação atrasada

Quando o organismo é atacado por algum vírus ou bactéria é possível que também ocorra a menstruação atrasada ou até mesmo adiantada, pois o ciclo menstrual fica desregulado.

Portanto, gripes, resfriados, viroses, inflamação na garganta e outras infecções podem causar esse transtorno.

É importante salientar que medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos não são capazes de promover essa alteração no ciclo menstrual feminino.

4 – Uso de pílulas contraceptivas

pílulas contraceptivas menstruação atrasada

Enquanto a mulher estiver tomando as pílulas de forma contínua e corretamente, é normal que a menstruação esteja regulada. Caso, algum dia resolver parar de ingerir os comprimidos, é natural que o ciclo menstrual fique um pouco desregulado logo nos primeiros meses.

Isso pode acontecer especialmente se a mulher tomou pílulas por muitos anos, entretanto, a fertilidade, assim como a menstruação voltarão ao normal, isso pode levar alguns meses. Entretanto, é essencial buscar orientação médica se o prazo se estender por mais de 2 a 3 meses.

5 – Alterações bruscas de peso

Alteração de peso menstruação atrasada

A gordura corporal age na produção de hormônios no corpo feminino, em especial o estrogênio que realiza a maturação dos óvulos. Caso o corpo sofra com alterações muito repentinas de peso, seja para mais ou menos, pode haver mudanças na data da menstruação.

6 – Excesso de peso e a menstruação atrasada

obesidade menstruação atrasada

Mulheres que sofrem com o excesso de peso e obesidade podem ter a menstruação atrasada. A gordura em excesso no corpo também pode aumentar de forma exagerada a produção de estrogênio causando a falta da menstruação em alguns ciclos, pois ela deixa de ovular.

7 – Magreza excessiva

muito magra menstruação atrasada

Ao contrário do excesso do peso, a falta de células de gorduras também pode reduzir os níveis de estrogênio no corpo da mulher fazendo com que haja problemas no ciclo menstrual.

Por isso, dietas muito baixas em calorias e mulheres que sofrem com distúrbios alimentares como a anorexia e bulimia podem ter períodos sem ovulação. Em casos mais graves, as portadoras desse problema podem ter amenorréia ( ausência do ciclo menstrual).

8 – SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos)

Síndrome dos Ovários Policísticos menstruação atrasada SOP

Portadoras de ovários policísticos podem apresentar menstruação atrasada e um ciclo menstrual bem bagunçado, pois o organismo delas produz em demasia os hormônios andrógenos que interferem diretamente no ciclo menstrual.

Nesse caso, é importante manter um tratamento com o ginecologista.

9 – Atividade física intensa

excesso de exercício menstruação atrasada

Menstruação atrasada e ciclos menstruais alterados é muito comum em mulheres atletas, maratonistas, triatletas, nadadoras.

Mas, isso não acontece em mulheres que apenas praticam atividade diariamente, somente em profissionais que sofrem a pressão da competição, estresse dos treinos pesados e a exigência de um índice de gordura corporal muito baixo.

10 – Disfunções na Tireoide

Tireoide menstruação atrasada

O hipotireoidismo e o hipertireoidismo podem causar menstruação atrasada, além de outras alterações mais graves no ciclo menstrual se o problema não for controlado, um deles é a amenorréia.

Quando os problemas da tireoide são tratados e controlados, o ciclo menstrual pode ocorrer normalmente.

11 – Amamentação

Amamentação - menstruação atrasada

Mulheres lactantes podem ficar com a menstruação suprimida por muitos meses, isso porque o hormônio responsável pela produção de leite (prolactina) inibe a ovulação.

Em algumas mulheres, o ciclo só volta ao normal depois de alguns meses do desmame do bebê.

12 – Primeira Menstruação

Primeira Menstruação - atrasada

A menstruação atrasada pode fazer parte da vida das meninas logo nos primeiros meses ou até por um ano, isso porque o sistema reprodutor está amadurecendo. A quantidade de meses para regularizar o ciclo vai depender de cada organismo, mas pode levar até 2 anos.

13 – Menopausa – menstruação atrasada constante

Menopausa menstruação atrasada

Geralmente a menopausa pode ocorrer entre 45 a 57 anos, entretanto, algumas mulheres podem ter menopausa precoce, ou seja, antes dos 40 anos.

Os primeiros sintomas são os atrasos frequentes das menstruações, portanto, as mulheres que estiverem nessa faixa etária, é importante busca orientação médica para realizar todos os exames.

14 – Ausência da menstruação

ausência da menstruação atrasada

Há casos que a menstruação atrasada parte para a amenorréia ( ausência total do fluxo), isso pode acontecer em caso de problemas nos ovários, útero e até nas glândulas cerebrais.

É essencial investigar as causas o mais rápido possível.

Menstruação atrasada e Gravidez

gravidez menstruação atrasada

A menstruação atrasada é o primeiro sintoma da gravidez, mas, é claro que ele não é o único.

Inclusive, em algumas mulheres grávidas ainda ocorrem pequenos escapes que podem ser confundidos com a menstruação nos primeiros meses. Por isso, é importante não focar somente nesse sintoma para saber se está ou não grávida.

Quanto antes a mulher descobrir a gravidez, melhor para a saúde dela e do bebê, por isso, é essencial prestar atenção no conjunto de sinais que o organismo mostra logo no começo da gestação. São eles:

  • Sangramento vaginal (diferente da menstruação);
  • Aumento das mamas (auréola mais escuras e veias mais evidentes);
  • Dores nas mamas;
  • Muito sono;
  • Náuseas;
  • Vontade de urinar várias vezes ao dia;
  • Fadiga;
  • Intestino preso;
  • Aumento de gases;
  • Corrimento vaginal;
  • Cólicas;
  • Alterações no humor;
  • Acnes na pele;
  • Tonturas;

Os sintomas da gravidez podem atingir as mulheres de forma parcial ou total. Vai depender do organismo de cada uma.

Assim que a mulher detectar a menstruação atrasada é ideal marcar uma consulta com o ginecologista. Mesmo que a gravidez for descartada, atrasos maiores de 10 dias devem ser investigados, pois várias condições de saúde podem apresentar os mesmos sintomas.



 

Descubra mais sobre os Ciclos Menstruais: