Menstruação borra de café – O que é? Cólica, sinal de gravidez, prolongada




A menstruação borra de café é caracterizada por um sangramento vermelho bem forte ou preto, entretanto, em pouco volume que chega a sujar o absorvente ou a roupa íntima deixando um aspecto manchado, estilo a “borra de café”.

Esse tipo de menstruação pode ter inúmeras causas, inclusive a ruptura do folículo ovulatório no ovário, além disso, mulheres que utilizam pílulas contraceptivas costumar presenciar os escapes que possuem essa mesma característica.

Uma das razões da menstruação borra de café também pode ser o baixo fluxo de sangue que impede a secreção rápida pela vagina, desse modo, ele fica muito tempo no canal vaginal, o que pode alterar de forma gradativa a coloração sanguínea.

Menstruação borra de café pode ser sinal de gravidez?

Sim, a menstruação borra de café pode ser sinal de gravidez. Entretanto, isso só pode acontecer quando a quantidade for pequena e não acompanha mau cheiro e nem coceiras na região intima.

Além disso, para afirmar que a menstruação borra de café pode ser sinal de gravidez é preciso que haja outros sintomas como: Menstruação atrasada, Náuseas, crescimento dos seios e aréolas escuras.

Reunindo todos esses sintomas, é bem provável que a menstruação borra de café seja sinal de uma gravidez e que a colocação do sangue é devido a nidação.

Definitivamente, a melhor forma de detectar uma gravidez é realizando o exame de sangue, além disso, qualquer alteração na menstruação deve ser investigado por um médico.

Menstruação borra de café prolongada e com cólicas

menstruação borra de café



A menstruação borra de café prolongada e com cólicas pode indicar alguns problemas de saúde como: Doenças sexualmente transmissíveis, endometriose, miomas e na última hipótese, uma gravidez.

Lembrando que em mulheres que ingerem pílulas anticoncepcionais, esse tipo de menstruação pode ser normal, deste que não prolongue muito. Por isso, é importante avaliar a saúde intima, uma vez que períodos menstruais que fogem da normalidade pode indicar outras condições que podem ser graves ou não.

É importante lembrar que cada mulher está habituada com o seu ciclo menstrual, portanto, se notar variações no padrão como a menstruação borra de café, procure um profissional de saúde para saber do que se trata.

Se você estiver grávida e apresentar menstruação borra de café, procure um pronto socorro, pois pode ser sinal de abortamento.



 

Descubra mais sobre os Ciclos Menstruais: