Ciclo Menstrual – fases, resumo da biologia, período fértil

Ciclo Menstrual - fases, resumo da biologia, período fértil



O ciclo menstrual faz parte da fisiologia feminina e acontece de forma cíclica desde o primeiro dia da menstruação (menarca) até o período que se encerra a menstruação na vida da mulher (menopausa).

À partir dos 9 anos de idade pode começar o primeiro ciclo menstrual e só vai se encerrar lá pelos 50 anos de idade, em algumas mulheres isso pode acontecer um pouco antes ou depois. Mas, no geral, dentro desse período que vai dos 9 aos 50 anos é considerada a vida “fértil” feminina, onde a mulher pode ficar grávida.

Fases do Ciclo Menstrual

Fases do Ciclo Menstrual

As fases do ciclo menstrual não são caracterizadas somente pelo ” sangramento vaginal”, na verdade, ele é contínua e os hormônios estão sempre trabalhando para preparar o útero para uma fecundação, se ela não ocorrer, a parede do útero se descama dando origem a menstruação.

O ciclo menstrual pode durar de 21 a 35 dias, é mais usual que seja de 28 dias, ele começa no primeiro dia da menstruação e termina quando se inicia a próxima menstruação.

Pode haver um prolongamento de até 45 dias no ciclo menstrual caso a mulher estiver na menarca ou na menopausa.

É comum que cada menstruação tenha duração entre 3 e 8 dias, isso varia de acordo com a mulher. O ciclo menstrual é dividido em fases, confira quais são elas:

1º – Fase Folicular

É muito importante a mulher entender como funciona o seu corpo, especialmente o ciclo menstrual, já que é uma questão que ela vai ter que conviver por muitos anos.



É na fase folicular que o corpo da mulher se prepara para uma possível gravidez, isso porque o estrogênio faz um revestimento grosso na parede interna do útero para abrigar o óvulo fecundado.

No mesmo momento, o hormônio FHS (hormônio folículo estimulante) ajuda no crescimento dos folículos dos ovários, cada um deles, possui um óvulo que fica pronto para ser fecundado pelo espermatozoide.

Essa fase tem o objetivo de deixar o terreno pronto para que a gravidez aconteça. Ela começa logo no primeiro dia da menstruação, pois o organismo percebeu que o útero está descamando porque no mês anterior não houve fecundação.

Desse modo, começam os preparativos para uma nova tentativa. Esse período dura em média de 12 a 14 dias.

2ª – Fase ovulatória (FÉRTIL)

O organismo da mulher está pronto para liberar um óvulo maduro para ser fecundado e dar origem a gravidez. O estrogênio estimula o LH ( Hormônio Luteinizante) para que rompa o folículo e libere o óvulo, em um ciclo menstrual regular, isso acontece no 14º dia, mas, se o ciclo menstrual não for regular, podem ocorrer variações ficando entre 11º e 16º dia).

Por isso, é preciso ficar atenta, pois é nesse período que pode ocorrer a ” gravidez”

3ª – Fase Lútea

Agora, a última fase do ciclo menstrual que nada mais é do que um preparatório para a próxima 1ª fase novamente.

Na fase lútea, as células começam a produzir bastante estrogênio e progesterona, isso serve para duas coisas: Preparar a camada interna do útero para receber o óvulo fecundado, se houve a gravidez ou a expulsão desse revestimento através da menstruação pela vagina, caso a gravidez não ocorreu.

Essa fase dura em média 14 dias em um ciclo menstrual regular, a alta produção do estrogênio e da progesterona é que dão origem aos terríveis sintomas da TPM tão conhecidos pelas mulheres (dores de cabeça, sensibilidade nas mamas, cólicas e mal estar).

Período Fértil – Quando durante o Ciclo Menstrual a mulher pode engravidar?

Ciclo Mesntrual Período Fértil Gravidez

O conhecimento realmente é muito importante para que a mulher entenda o seu próprio organismo. Embora a informação esteja disponível com mais facilidade nos tempos de hoje ainda existem mulheres que não sabem quando podem engravidar durante o ciclo menstrual.

Algumas sequer sabem que existe um período exato onde o organismo está preparado para iniciar o gravidez.

Durante o ciclo menstrual na fase ovulatória é que o óvulo é liberado para fecundar, ele fica esperando o espermatozoide por aproximadamente 24 horas após a sua liberação, pode parecer pouco mas o intervalo de fertilidade é mais longo do que isso especialmente se a quantidade de sêmen dentro do sistema reprodutor da mulher for grande.

Nesse caso, o espermatozóide pode ficar por até 7 dias buscando o óvulo podendo engravidar em todo o período fértil que pode ser de 5 dias antes da ovulação, no próprio dia e 1 dia depois.

Ou seja, as chances de fecundação do óvulo aumentam e dentro de um mesmo ciclo.

Outro fator a ser avaliado é a qualidade do sêmen, alguns espermatozoides não conseguem sobreviver todos esses dias dentro do sistema reprodutor da mulher, nesses casos, a janela fértil é reduzida.

TPM durante o Ciclo Menstrual

TPM durante o Ciclo Menstrual

Na maioria das vezes os ciclo menstrual é um grande tormento para as mulheres, com exceção das que usam métodos hormonais para lidar com isso, como as pílulas contraceptivas.

Os desconfortos atingem cerca de 70% das mulheres, em alguns casos podem acompanhar outros sintomas como o excesso de menstruação que devem ser investigadas por um médico já que pode indicar outros problemas no sistema reprodutor feminino.

Quando se fala das tensões pré menstruais é perfeitamente normal sentir:

  • Cólicas
  • Nervosismo e irritabilidade
  • Dores de cabeça
  • Intestino solto
  • Fadiga
  • Dores pelo corpo
  • Dores ou sensibilidade nas mamas

O tratamento da TPM (Tensão Pré Menstrual) deve ser feito à partir de cuidados individuais que podem ir além e ser mais saudáveis ao invés de usar os conhecidos remédios anti -inflamatórios que na verdade apenas camuflam os sintomas.

Como aliviar a Tensão Menstrual de forma natural durante o Ciclo

Como aliviar a Tensão Menstrual de forma natural durante o Ciclo

A mulher precisa aprender a lidar com os sintomas da TPM da maneira mais natural possível durante o ciclo menstrual, alguns meios de prevenção e métodos para acabar com as dores já são testados todos os meses por milhares de mulheres.

As dicas dos especialistas envolvem:

  • Alimentação saudável, especialmente a rica em fibras, Omega 3, óleo de coco e opções que contém vitaminas A e B (frutas secas, oleaginosas, ovos, tomate, carne);
  • Evitar o chocolate, café e outras bebidas estimulantes;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas;
  • Fazer atividade física, especialmente aquelas que mexem com os quadris, pois liberam endorfina e promovem a sensação de bem estar;
  • Ingerir óleo de prímula;
  • Beber muita água;
  • Fazer atividades relaxantes;
  • Apostar em massagens, inclusive a drenagem linfática;
  • Ingerir chás calmantes (chá de camomila, erva doce, chá de valeriana, urtiga e alcaçuz);
  • Esquecer de alimentos industrializados e frituras;

A cada dia que passa, as mulheres estão em busca de alternativas que melhorem sua qualidade de vida diante da TPM, quando o caminho é natural, certamente é melhor, pois traz benefícios a longo prazo.

Se você sofre muito com os sintomas da TPM é importante buscar ajuda de um nutricionista para indicar alguma suplementação extra para reduzir esse problema. Estudos mostram que a ingestão de vitamina E, magnésio, vitamina B6 e os ácidos graxos como óleo de prímula e ômega 3 podem ajudar bastante a eliminar esse problema.

Além disso, essas vitaminas e minerais contribuem para ciclos menstruais cada vez mais saudáveis e bem estar geral da sua saúde, contudo, não servem somente para reduzir as dores temporárias da TPM.



 

Descubra mais sobre os Ciclos Menstruais: