Coletor Menstrual – Como usar, prós e contras, tamanhos

coletor menstrual



O coletor menstrual é uma espécie de copinho flexível desenvolvido com silicone medicinal e hipoalergênico. Ele deve ser colocado no canal vaginal para coletar o sangue menstrual, depois é retirado, lavado e pode ser inserido novamente.

O coletor menstrual é uma alternativa que substitui os absorventes comuns. O método ficou muito conhecido por ser uma opção mais higiênica, econômica e que não causa alergias, por isso, vem sendo utilizado por muitas mulheres que se dizem bastante satisfeitas com o produto.

coletor menstrual

Entretanto, engana-se quem pensa que o coletor menstrual é uma novidade. Na realidade, o chamado “copo menstrual” já era um produto muito utilizado  em 1930, época em quem não haviam tantas opções de absorventes como existem hoje.

O retorno do coletor menstrual se deu pela consciência ecológica que está sendo muito comentada nos canais de comunicação, sobretudo, nas mídias sociais. Além disso, muitas mulheres estão dando preferência para esse método devido a durabilidade que pode chegar a 10 anos e também a praticidade de ficar até 12 horas sem trocas.

Como usar  o coletor menstrual?

coletor menstrual como usar

O coletor menstrual é adquirido em farmácias, existem diversas marcas, as mais conhecidas são: Fleurity, Inciclo e Violeta Cup. Antes de usar a primeira vez, é essencial realizar o processo de esterilização, para isso, você deve retirar o produto da caixa e deixá-lo ferver por 5 minutos em água.



Segue o passo a passo de como usar o coletor menstrual:

1º Passo –  Lave bem as mãos com água e sabão;

2º Passo – É necessário dobrar o coletor para inserir no canal vaginal, pode ser em forma de ” C” ou de “U”;

3º Passo – É hora de inserir, para isso, você pode ficar sentada, deitada, com uma das pernas levantadas ou de cócoras. A posição deve ser confortável para introduzir o coletor menstrual, do mesmo jeito que você faria com um absorvente interno.

Para ficar mais fácil a inserção do coletor menstrual, é essencial relaxar a musculatura da região pélvica.

4º Passo – Caso houver dificuldade na introdução do objeto, você pode usar um lubrificante à base de água.

Para saber se o coletor menstrual foi bem colocado, é preciso se sentir confortável com ele, não pode machucar. Geralmente, também ocorre um “leve estalo”, isso mostra que ele se abriu no interior da vagina e está bem acoplado.

Não precisa empurrar demais, lembre- se que você necessita ter acesso a ponta do coletor menstrual para remove-lo. Ele não pode ir tão profundo como o absorvente interno, é ideal que ele fique a cerca de 1 cm da entrada do canal vaginal.

5º Passo – Última checagem. Verifique se o coletor de menstrual não ficou dobrado, passe a mão ao redor dele, você pode dar uma pequena girada segurando a haste com os dedos. Se esse procedimento for feito com facilidade, é porque o copo está sem nenhuma dobra e perfeitamente acomodado no canal vaginal.

Caso não tenha entendido algum detalhe, nesta imagem abaixo mostramos passo a passo como usar o coletor menstrual:

coletor menstrual como usar

Esta é a posição final do coletor menstrual:

coletor menstrual como usar

Como retirar o coletor menstrual?

O coletor menstrual deve ser retirado no mínimo 2 vezes ao dia. Entre esses intervalos, ele deve ser lavado com água fria e sabão e depois inserido novamente.

coletor menstrual

Vale lembrar que o coletor menstrual é um produto que jamais pode ser compartilhado, é de uso individual. Depois da menstruação, ele deve ser lavado  com água e sabão e esterilizado com água fervente para ser guardado para o próximo uso.

A retirada do coletor menstrual não dói nada. Para fazer o processo de remoção, siga o seguinte passo:

  1. Lave bem as mãos com água é sabão;
  2. Fique de forma confortável e relaxe a musculatura;
  3. Com o polegar e o indicador, pressione a haste que fica bem na ponta do coletor. Fazendo isso, o vácuo será eliminado e ficará mais fácil remover;
  4. Puxe o coletor fazendo um movimento de leve rotação e aperte no meio do copo para que ele fique menor e saia com mais facilidade;

É natural que nas primeiras utilizações do coletor menstrual haja uma pequena dificuldade na colocação e remoção, mas depois com mais prática, todo o processo se torna fácil.

Caso o fluxo menstrual da mulher seja muito intenso, é recomendado que a troca do coletor menstrual seja realizada a cada 6 horas.

Tamanho de coletor menstrual

coletor menstrual tamanhos

 

O tamanho do coletor menstrual é essencial para que haja uma boa adaptação nessa peça de uso íntimo. É ideal prestar atenção nesse detalhe para que não tenha problemas de vazamento e também de desconforto.

Para escolher o tamanho de coletor menstrual ideal é indicado que alguns fatores sejam levados em conta, como:

  • Idade da mulher;
  • Histórico gestacional;
  • Tonicidade dos músculos e ligamentos que sustentam os órgãos da cavidade pélvica;

Obviamente que isso não é uma regra, pois cada corpo tem suas características próprias, entretanto, é uma base que deve ser avaliada. Confira a nomenclatura de tamanhos:

Tamanho A

  • Geralmente indicado para mulheres com mais de 30 anos;
  • Mulheres que já tiveram filhos, independente se foi parto normal ou cesárea;
  • Esse tamanho possui 4,3 centímentos de diâmetro e 7,2 de altura, já com a haste;

Tamanho B

  • Indicado para mulheres com menos de 30 anos;
  • Mulheres que nunca tiveram filhos;
  • A espessura desse modelo é de 4,0 centímetros de diâmetro, 7,2 de altura com a haste;

O fluxo e o porte físico da mulher, não interferem no tamanho do coletor.

Coletor menstrual – Prós e Contras

coletor menstrual prós e contras

O produto divide opiniões, ao mesmo tempo em que há muitas mulheres que utilizam esse recurso no ciclo menstrual, outras não simpatizaram com a ideia. A grosso modo, o coletor menstrual tem seus prós e contras, mas que atende uma boa  parcela das mulheres  que estão ligadas às questões ecológicas.



Prós do coletor menstrual:

  • Não tem mau odor causado pelo contato do sangue com o absorvente;
  • Tem menos riscos de manchar a roupa;
  • O coletor é mais econômico, pois elimina a necessidade de comprar absorvente todos os meses;
  • Autonomia, pois o coletor não precisa se trocado a toda hora. Em fluxos intensos, a cada 6 horas, já em fluxos normais, a cada 12 horas;
  • Menor risco de síndrome do choque tóxico, uma doença que pode acometer a mulher por usar absorvente interno por mais de 8 horas;
  • É sustentável, pois não agride o meio ambiente;
  • É mais confortável e não resseca o canal vaginal como os absorventes convencionais;

Contras coletor menstrual:

  • Pode haver dificuldades na escolha do tamanho, pois a anatomia do corpo de cada mulher é diferente;
  • Colocar e retirar o coletor de menstruação pode ser um grande desafio para algumas mulheres, pelo menos até acostumar com o procedimento;
  • Muitas mulheres não gostam de ter contato com o sangue menstrual, isso é necessário para colocar e retirar o coletor menstrual;
  • Higienizar o coletor menstrual em banheiros públicos é uma barreira para muitas mulheres;

O coletor menstrual não favorece o risco de infecções urinárias, ao contrário do que dizem os boatos por aí, não existem evidências que essa informação seja verdade. O produto pode ser usado por todas as mulheres que estão determinadas à eliminar os absorventes comuns durante o período menstrual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *