Menstruação na gravidez – quando o ciclo menstrual não para durante a gestação

menstruação na gravidez



Descobrir que está grávida nem sempre é uma tarefa fácil, pois os sintomas da gravidez não são específicos para todas as mulheres, afinal, cada organismo é único. Mas, menstruação na gravidez, é possível?

Toda mulher associa a gravidez com o atraso menstrual, náuseas e vômitos. Mas, nem todas sentem esses mesmos sintomas, inclusive algumas podem apresentar o sangramento vaginal que pode ser confundido com a menstruação na gravidez.

Muitas mulheres relatam que descobriram que estavam grávidas depois de alguns meses, porque continuavam “menstruando” normalmente. Entretanto, isso não passa de um mal entendido, uma confusão entre os sintomas menstruais e sinais de uma gravidez.

Menstruação na gravidez, é possível?

Menstruação na gravidez , é possível

A menstruação na gravidez não é possível, isso porque o sangue eliminado durante uma menstruação é o revestimento da parede interna do útero justamente necessário para o desenvolvimento do bebê.

O que pode acontecer logo nos primeiros 3 meses é o sangramento vaginal que geralmente é confundido com a menstruação, a questão é que não é fácil fazer a distinção entre um tipo de sangramento e outro.

As causas menos graves do sangramento que é atrelado a menstruação na gravidez pode ser as variações hormonais e a implantação da óvulo no útero.



Entretanto, existem os riscos associados ao sangramento durante a gravidez que são:

  • Indícios de abortamento;
  • Gravidez ectópica (quando o óvulo é implantado fora do útero);
  • Descolamento da placenta;
  • Feridas na região da vulva, vagina e útero;

Menstruação na gravidez – Características do sangue

Menstruação na gravidez - Características do sangue

A maior dificuldade das mulheres é saber distinguir o sangue proveniente da menstruação e o da gravidez, especialmente quando ela nem sabe que está grávida.

Entretanto, as características do sangue em uma gravidez são bem diferentes da menstruação tradicional. Geralmente é um vermelho mais vivo, a não ser que seja um sangramento proveniente de um abortamento ou gravidez fora do útero, nesse caso, é um sangue mais escuro e espesso.

Sabendo que a menstruação na gravidez tecnicamente não existe, é preciso saber diferenciar o sangramento vaginal. para isso, a mulher pode usar os seguintes critérios:

  • Esse sangramento vaginal está chegando exatamente no mesmo período que a menstruação?
  • O fluxo de sangue é igual e pelo mesmo período de dias de uma menstruação normal?
  • As características do sangue, são iguais da menstruação?

As respostas para essas perguntas podem sanar a dúvida se é um sangramento de gravidez ou apenas a menstruação. Pois se duas alternativas forem positivas, certamente a mulher não está grávida.

Em resumo, a menstruação na gravidez não existe, o que ocorre é um sangramento vaginal que deve ser investigado pelo médico especialmente se ele se prolongar muito.



 

Descubra mais sobre os Ciclos Menstruais: